Artigo - PDF
Scientific Society Journal
ISSN: 2595-8402
Journal DOI: 10.61411/rsc31879
REVISTA SOCIEDADE CIENTÍFICA, VOLUME 7, NÚMERO 1, ANO 2024
.
ARTIGO ORIGINAL
A influência do uso da maconha (cannabis sativa) no agravamento de doenças psiquiátricas
Laiane de Oliveira Campos1
Como Citar:
CAMPOS, Laiane de Oliveira. A influência do uso da maconha (cannabis sativa) no agravamento de doenças psiquiátricas. Revista Sociedade Científica, vol.7, n. 1, p.2671-2699, 2024.
https://doi.org/10.61411/rsc202440217
Área do conhecimento: Ciências da Saúde.
.
Palavras-chaves: Maconha. Cannabis. Drogas. Abuso de Substâncias. Doenças Psiquiátricas. Esquizofrenia.
Publicado: 15 de junho de 2024.
Resumo
A maconha (Cannabis sativa) pode afetar o desenvolvimento do cérebro, principalmente, no crescimento. Está relacionado a transtornos psiquiátricos, além de prejudicar a parte cognitiva também afeta a motora. Em indivíduos com a pré-disposição ou que já possuam doenças psiquiátricas pode piorar o quadro clínico agravando os sintomas e tendo efeitos negativos no seu uso. Este estudo objetivou mostrar as consequências da Cannabis sativa no agravamento de doenças psiquiátricas como: a ansiedade, pânico, as crises de abstinência, a dependência química, depressão, a esquizofrenia, entre outros. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica com a abordagem descritiva e explicativa por meio de buscas em bases de dados em sites científicos e livros. Através de buscas foi possível detalhar a toxicocinética e toxicodinâmica da maconha, além, de onde ela atua no cérebro - o THC atua no Sistema Nervoso Central (SNC), seu efeito agudo e crônico no organismo. Enfim, através do estudo realizado, busca melhorar a compreensão acerca dos males da maconha (Cannabis sativa) fisicamente e psiquicamente. Comprovando que a dependência química de maconha em relação aos seus usuários é real acontece quando o cérebro se adapta a grandes quantidades do THC; existe a possibilidade de através do uso da Cannabis de desenvolver também os transtornos depressivos que podem aumentar com a frequência do uso e o efeito tóxico da maconha pode provocar a psicose aguda e a produção intensificada de curto prazo de doenças psicóticas preexistentes, como a esquizofrenia – Portanto, entender o que o uso da droga de forma precoce pode acarretar, aprofundar com base na pesquisa realizada o conhecimento científico em relação as doenças psiquiátricas com o uso da Cannabis e estimular os estudos que correlacionem o abuso da maconha com as respectivas patologias, além, de compreender as doenças psiquiátricas.
..
The influence of the use of marihuana (cannabis sativa) in the worse of psychiatric diseases
Abstract
Marijuana (Cannabis sativa) can affect brain development, particularly growth. It is related to psychiatric disorders, in addition to impairing the cognitive part, it also affects the motor. In individuals with predisposition or who already have psychiatric illnesses, it can worsen the clinical picture, aggravating the symptoms and having negative effects on its use. This study aimed to show the consequences of Cannabis sativa in the worsening of psychiatric illnesses such as: anxiety, panic, withdrawal crises, chemical dependence, depression, schizophrenia, among others. This is a bibliographic review research with a descriptive and explanatory approach through searches in databases on scientific websites and books. Through searches it was possible to detail the toxicokinetics and toxicodynamics of marijuana, in addition to where it acts in the brain- THC acts in the Central Nervous System (CNS), its acute and chronic effect in the body. Finally, through the study carried out, it seeks to improve the understanding about the evils of marijuana (Cannabis sativa) physically and psychically. Proving that the chemical dependence of marijuana in relation to its users is real happens when the brain adapts to large amounts of THC; there is the possibility that through the use of Cannabis you can also develop depressive disorders that can increase with the frequency of use and the toxic effect of marijuana can cause acute psychosis and the short-term intensified production of pre-existing psychotic diseases, such as schizophrenia – Therefore, understanding what the use of the drug at an early age can entail, deepening scientific knowledge based on the research carried out in relation to psychiatric illnesses with the use of Cannabis and encouraging studies that correlate the abuse of marijuana with the respective pathologies, in addition to, to understand psychiatric illnesses.
Keywords: Marihuana. Cannabis. Drugs. Substance Abuse. Psychiatric Illnesses. Schizophrenia.
.
1. Introdução
O uso de drogas faz parte da história da humanidade, um consumo feito por diferentes civilizações em sua temporalidade, onde na Idade Antiga há evidências do uso de drogas, que apontam primeiro para a descoberta do álcool através da fermentação e logo depois o ópio e o cânhamo (maconha) (23).
A utilização de substâncias psicoativas tem se propagado no mundo e esse aumento considerável é capaz de atingir todos os grupos sociais, demandando ações e funções de profissionais especializados da área da saúde, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) resulta em um problema de saúde pública. Portanto, traz uma problemática que afeta diversos aspectos da vida do indivíduo, o que impacta diretamente na sociedade de forma legal, política e econômica (23).
Sabe-se que a Cannabis é uma planta (figura 1) que têm muitas denominações, popularmente conhecida como maconha, este termo foi utilizado por angolanos e por escravos no Brasil (10) – é muito cultivada devido a suas fibras, para fazer cordas e tecidos. A planta possui uma resina que ficou bastante conhecida por ser psicoativa (26). Por muitos anos a Cannabis foi utilizada para tratamentos medicinais e o seu uso como medicamento diminuiu no mundo por volta do século XX com a descoberta de drogas mais seguras e eficazes para os tratamentos e nessa mesma época a C. sativa passou a ser usada exclusivamente como uma droga de abuso, sendo a droga ilícita mais experimentada no Brasil (13) e também no mundo através de dados de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS) que constata mais de 180 milhões de usuários dessa substância ilícita. (24). Tornou-se mais comum o uso da maconha de forma fumada, mas também ela pode ser ingerida (26). A Cannabis da espécie sativa contém diversos compostos, apresenta como principais substâncias, o delta-9-tetra-hidrocanabinol ou tetraidrocanabinol sendo um alucinógeno (abreviado para delta-9-THC ou THC) e o canabidiol que são conhecidos canabinoides (10), ilustrados na figura 2. Assim como o álcool, a Cannabis sp. atua no sistema nervoso e produz alterações nas sensações e comportamento. Contudo, seu uso sempre foi associado com a
A Influência do Uso da Maconha (Cannabis sativa) no Agravamento de Doenças Psiquiátricas descontração, aumento da sociabilidade, bem-estar e diminuição da ansiedade, fazendo com que muitas pessoas procurem a droga. (24).
.