Artigo - PDF
Scientific Society Journal
ISSN: 2595-8402
Journal DOI: 10.61411/rsc31879
REVISTA SOCIEDADE CIENTÍFICA, VOLUME 7, NÚMERO 1, ANO 2024
.
ARTIGO ORIGINAL
.
Inibidores de corrosão verdes e glicerina: revisão e perspectivas futuras
Jakson Fernandes Lima1;Marcelo Monteiro Valente Parente2; Victor Pereira Pascoal3; Luiz Francisco Wemmenson Gonçalves Moura 4
.
Como Citar:
LIMA;Jakson Fernandes, PARENTE; Marcelo Monteiro Valente; PASCOAL; Victor Pereira, MOURA; Luiz F. W. Gonçalves. Inibidores de corrosão verdes
de glicerina: revisão e perspectivas futuras. Revista Sociedade Científica, vol.7, n.1, p.1528-1544, 2024.
https://doi.org/10.61411/rsc202440117
Área do conhecimento: Interdisciplinar
Palavras-chaves: Inibidores de corrosão verdes; Glicerina; Corrosão de metais usados na indústria.
Publicado: 20 de março de 2024
Resumo
O uso de inibidores de corrosão verdes vem se destacando ao longo dos anos, e a glicerina como matéria-prima de origem renovável, mostra-se uma boa alternativa a ser usada para desenvolver novos inibidores, substituindo os inibidores de corrosão agressivos ao meio ambiente, por ser de origem renovável e se mostrar amigável ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho é avaliar na literatura estudos que tratam sobre inibidores de corrosão verdes e o uso da glicerina como inibidor de corrosão. Nesse contexto foi realizada uma revisão sistemática, com uma busca nas bases de dados, Science Direct, Periódicos Capes e Google Acadêmico, delimitada aos últimos seis anos (2017-2024). Palavras chaves, inibidores de corrosão verdes, inibidores de corrosão e glicerina, glicerina e aplicações industriais. Por meio dessa metodologia foram selecionados 108.491 artigos, e deste total foram extraídos 22 artigos usando critérios aplicados nessa revisão sistemática, as plataformas Science Direct, Periódicos Capes, Google Académico foram os indexadores da busca, após a discussão dos trabalhos selecionados os inibidores verdes e a glicerina de origem renovável ainda podem contribuir muito no setor industrial na área de inibidor de corrosão.
1. Introdução
A corrosão é um processo natural que acomete vários tipos de materiais, sejam eles metálicos ou não, tais como; concreto, polímeros, madeira, borracha, dentre outros, esse fenômeno pode acorrer devido à ação química do meio ambiente agressivo e o material, acarretando muitas perdas, principalmente a corrosão em plantas industriais, transporte, eletrônica que sofrem com prejuízos diretos e indiretos causados por esse fenômeno [1].
Os valores da corrosão são em torno de 3,5 porcento do Produto Interno Bruto dos países industrializados. Um estudo feito na China avaliou o prejuízo causado pela corrosão: no ano de 2017, com um custo de 310 bilhões de dólares por ano, mostrou o quanto a corrosão é prejudicial a uma das maiores economias mundiais atuais [2].
A figura 1 detalha a estrutura de uma caldeira e exemplos de tubos corroídos e incrustados.