VOLUME 1, NÚMERO 2, NOVEMBRO DE 2018
ISSN: 2595-8402
DOI: 10.5281/zenodo.1858802
O CRESCIMENTO DA TECNOLOGIA WIMAX
Mauricio S. Ortiz1, Christian R. Dias2
1Instituto Federal do Rio Grande do Sul- Campus Rio Grande, Brasil
mauricio.ortiz@riogrande.ifrs.edu.br
2Instituto Federal Sul Rio-grandense- Campus Pelotas, Brasil
RESUMO
O presente artigo é uma revisão bibliográfica com o objetivo de apresentar um estudo sobre a tecnologia WiMAX, sua implementação no Brasil e no mundo e sua amplitude. O surgimento desta tecnologia representa um avanço na área, pois se trata de serviços de internet banda larga sem fio, apresentando seus aspectos técnicos, suas vantagens e contra vantagens no Brasil e no mundo. Observa-se que a tecnologia WiMAX possui maior amplitude de alcance de sinal e maior segurança, se comparada com a tecnologia WiFi.A WiMAX, no que se refere a segurança é a melhor, pelo fato de ser de difícil acesso, somente por pessoas autorizadas impedindo assim, invasões de sinal. Contudo, esta rede é muito utilizada ainda em ambientes corporativos. Esta seria a solução definitiva para a inclusão de pessoas que vivem em locais com pouca ou sem cobertura de sinal telefônico e de TV a cabo.
Palavras Chave: WIMAX, internet banda larga, desenvolvimento tecnológico.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente é incontestável a importância dos meios de comunicação no dia a dia das pessoas. Cada vez mais as novidades tecnológicas se tornam mais fáceis de adquirir nos dias de hoje. Devido ao fenômeno da globalização, nota-se o desenvolvimento constante de tecnologias da informação, permitindo o desenvolvimento de um crescente tráfego de dados [6].
Ainda, segundo Godinho et al. [6] pode-se observarnos dias atuais o quão rápido ocorrem determinados eventos e com que intensidade é necessário que as tecnologias e técnicas se desenvolvam da mesma maneira, pois a consequência e a dependência são grandes nas duas partes.
Com as dificuldades impostas pela montagem de redes cabeadas, houve a necessidade de encontrar meios mais acessíveis de se obter computadores conectados entre si sem a necessidade de se utilizar vários cabos de rede os quais, muitas vezes, carecem de obras, que deixam a confecção da rede praticamente inviável [4]. A tecnologia WiMAX (WorldwideInteroperability for MicrowareAcess) promete revolucionar as comunicações, o novo padrão wireless está ganhando rapidamente adeptos pelos estudiosos mundiais [7].
Da Silva et al. [4] afirma que foi com o objetivo de obter-se maior amplitude de conexões e aperfeiçoamento na segurança da rede wireless que se desenvolveu a tecnologia WiMax, que temcomo embasamento a rede wireless a qual pode alcançar maiores distâncias se comparada com a rede WiFi. Esta possui avançado sistema de segurança permitindo ao usuário uma experiência mais confiável e segura. Da Silva [4] afirma ainda que:
(...) A rede WiMax é uma melhoria da rede WiFi. Enquanto a rede WiFi atinge apenas alguns metros, a rede WiMax atinge de 50 a 70 quilômetros de distância. O objetivo desta rede é de atender áreas metropolitanas, por conta de seu alcance, visando, por exemplo, hospitais, prefeitura, centro policial, dentre outros locais, para uma melhor comunicação(2017. p.3).
Observa-se, desde sempre, que o Brasil encontra-se muito atrás dos demais países, visto que, a utilização da rede wireless no Brasil é de baixa amplitude, aproximadamente 900 pontos de acesso, comparado com os Estados unidos que possuem 17.800 localidades com esta tecnologia e a Ásia que já ultrapassou os 25.000 pontos, você verá que os usuários estão querendo sempre o melhor em termos de Banda Larga [12].
2 DISCUSSÕES
2.1 ASPECTOS TÉCNICOS E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA TECNOLOGIA WIMAX
Segundo Lima, Soares e Endler [7], o padrão 802.16 é utilizado para as redes sem fio para áreas metropolitanas, as tecnologias WiMAX e WI-FI são similares e complementares. Soares et al. (2008), afirma que “a tecnologia WiMAX é baseada na próxima geração da rede IP, que oferece baixa latência, segurança avançada e capacidade de roaming mundial [...]”.
Para Dos Santos [2] oWiMAX tornará possível o suporte a múltiplos cenários de utilização, incluindo acesso fixo, móvel e portátil, utilizando a mesma infraestrutura. Esta tecnologia trará consigo vantagens como altas taxas de transferência de dados segundo sua especificação possibilitará a criação de uma rede de cobertura de conexão de internet similar à de cobertura celular, permitindo acesso mesmo em movimento.A tecnologia WiMAX surge como forte concorrente para setornar a próxima geração de tecnologia móvel,conhecida como tecnologias 4G.
Segundo Da Silva et al. [4], o funcionamento da transmissão do sinal WiMAX ocorre da seguinte forma:
(...) A estação cliente tem que solicitar à estação base o uso do certificado, na qual envia de volta à estação cliente o certificado com uso autorizado. Somente a estação base tem acesso às informações, podendo decodifica-las. A estação cliente possui as chaves privadas e públicas, enquanto a estação base possui a chave privada e a disponibiliza quando solicitado (2017).
Gois [5] define os valores referentes à Faixa de Frequência, Duplexação, Taxa de Transmissão e Área de Cobertura da rede WiMAX.
Faixa de Freqüência: foco na faixa licenciada e não-licenciada de 2 GHz a 11 GHz,sendo que o WiMAX móvel utiliza a faixa de 2 GHz a 6 GHz.
Duplexação: suporta os sistemas de operação TDD (Time DivisionDuplexing) e FDD (FrequencyDivisionDuplexing). O FDD permite comunicação simultânea em canais diferentes para downlinke uplink, ao contrário do TDD que utiliza o mesmo canal, mas em sistema half-duplex.
Taxa de Transmissão: varia até 75 Mbps de pico para o nomádico (ou fixo), e até 30 Mbps para o móvel, em condições ideais de propagação.
Área de Cobertura: em torno de 10 km para o nomádico e 5 km para o móvel, dependendo dos fatores de propagação.
2.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TECNOLOGIA WIMAX
Como contras esta tecnologia deverá tomar muito tempo para amadurecimento apesar de muitas pesquisas e iniciativas que veem sendo realizados, pode em alguns países ocorrer conflito de frequência de utilização com algum serviço já existente [8]. Segundo De Oliveira, Villela e Miyashita [3]a utilização desta rede em altas frequências estudos revelam que podem ocorrer limitações causadas pela chuva, provocando então interferências, diminuição do raio de cobertura bem como diminuição nas taxas de transferência.
A principal vantagem vista pelos estudiosos e especialistas da área verificam-se melhores condições de acesso à internet nos pontos isolados, onde antes não eram possíveis devido à falta de infraestrutura de cabeamento telefônico ou de TV a cabo, que com certeza são muito mais custosos [3].
Outras vantagens do uso da tecnologia WiMAX é, segundo Da Silva et al. [4], a não utilização de cabos de rede, através disso é possível melhorar significativamente a distribuição, diminuindo drasticamente o tempo que se gasta com os cabos e além disso, os investimentos para manutenção dos serviços tornam-se mais viáveis, visto que com tempo que se gastaria instalando cabos é reaproveitado nestes serviços.
Segundo Branquinho, Reggiani e Andreollo [1] esta tecnologia revolucionará várias áreas,inclusive a da robótica, os robôs quase em sua totalidade são ligados aos computadores através de fios, com o WiMAX seria possível o acesso aos robôs remotamente, ou seja, em qualquer parte em que o robô se encontre seria possível o acesso aos dados coletados por ele, como por exemplo, um robô coletando dados em meio a uma plantação, o que se tornaria impossível de se obter se o robô fosse conectado ao computador através de fios e cabos.
2.3 WIMAX NO BRASIL E NO MUNDO
Nazareno et al. [9] afirma que torna-se desafiador abordar um tema de tamanha complexidade que envolva altos investimentos em tecnologia num pais emergente que sofre constantemente com pobreza e má distribuição de renda, como é o caso do Brasil, apesar disso, nota-se um crescente aumento no uso de computadores com acesso a internet.A partir da implementação do uso da tecnologia WiMAX no Brasil, Oropeza [10] afirma que:
(..) Pode ser algo novo para os usuários brasileiros,porém, essa tecnologia vem sendo pesquisada e desenvolvida desde meados de 2001 e sua principal característica é possibilitar acesso a Internet sem a necessidade de estar voltada para a antena base da empresa prestadora, outra vantagem é permitir o acesso à Internet em movimento, o usuário mesmo dentro de um veículo pode acessar a internet através de um notebook sem perda de sinal, algo parecido como a utilização de um celular (2008, p.19).
Foram realizados números testes em parcerias entre governo, universidades e instituições em várias cidades do país como, por exemplo, as cidades de Brasília (DF), Ouro Preto (MG), Mangaratiba (RJ), Belo Horizonte (MG) e cidade de São Paulo. Onde as operadoras obtiveram grandes resultados, pois conseguiram oferecer os serviços de internet aos pontos com maior dificuldade de acesso [5].
Gois [5] afirma ainda que a Intel uniu-se a companhias como Dell, Cisco e IBM, para criar o projeto Comunidades Digitais, que pretende levar redes sem fio de longo alcance a cerca de 100 cidades no mundo, devido ao grande sucesso que esta tecnologia está sendo nos Estados Unidos.
3 CONCLUSÃO
Inicialmente, WiMAXse tornará uma ponte para a inclusão digital, e devido aos preços competitivos dos equipamentos, a tecnologia será implantada para atender mercados onde há baixa densidade de penetração dos serviços telefônicos fixos, como em determinadas localidade metropolitanas e nas áreas rurais, agregando-se essa rede à seu ambiente, integrando os indivíduos destas áreas na sociedade moderna. O alto custo dos serviços DSL, ou até mesmo a má qualidade da rede cabeada ainda são barreiras para se ter acesso aos serviços de Internet em banda larga.
Esta ainda é considerada como uma rede corporativa, pois é restrita ainda a ambientes internos por possuir alta segurança, ou seja, seu acesso é permitido apenas para indivíduos autorizados e mesmo assim estes não podem passar a autorização para outros, pois a rede WiMAX se utiliza de certificação digital para autorizar o seu uso.
A rede WiMAX apresenta inúmeras vantagens. Ainda que outras tecnologias, sendo elas usadas individualmente ou combinadas, também são capazes de satisfazer a demanda de conectividade do mercado, espera-se que posteriormente o WiMAX esteja sendo mundialmente utilizado, possibilitando aos usuários não somente acesso à banda larga, mas também a esperada mobilidade a longas distâncias.
Em um futuro não tão distante, a tecnologia WiMAX poderá alcançar todas as regiões que hoje não possuem acesso à internet banda larga. Mas para isso terá que ter empenho por parte das empresas de telefonia e TV a cabo instalarem os cabos necessários nestas áreas sem cobertura.
4 BIBLIOGRAFIA
BRANQUINHO, O. C.; REGGIANI, N.; ANDREOLLO, A. G. (2005). Redes de comunicação de dados sem fio - uma análise de desempenho. In: ISA SHOW SOUTH AMERICA Feira Sul-Americana e 5 Congresso Internacional de Automação, Sistemas e Instrumentação. São Paulo, Brasil: [s.n.].
DOS SANTOS, Emmanuel Gonçalves Chapaval. COMPARAÇÃO ENTRE WIMAX E LTE. 2011. 42 f. Monografia (Curso de Especialização em Teleinformática e Redes de Computadores) - UTFP, Curitiba, 2011.
DE OLIVEIRA, S.R.A.L.; VILLELA, L.V.; MIYASHITA, R. ESTUDO DA DIFUSÃO TECNOLÓGICA NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES – TECNOLOGIA WIMAX. Revista de Gestão e Operações Produtivas, v.3, p.1-12, 2012.
DA SILVA, K.; DA SILVA, R.D.; GONÇALVES, F.P.;CANCELA, L.B. WI-FI E WIMAX: UMA ANÁLISE DE SEGURANÇA. In: Encontro Virtual de Documentação em Software Livre, 15, e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologias Online, 12, online, 2017. Anais. Minas Gerais: Universidade Federal de Minas Gerais, s.d. p.1-6.
GOIS, L.M.R. ESTUDO DE REDES SEM FIO WIMAX. São Carlos:Universidade de São Paulo, 2008.
GODINHO, Hélio Ferreira et al. UMA ABORDAGEM SOBRE A TECNOLOGIA 4G LTE E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL . Revista Científica Semana Acadêmica. Fortaleza, ano MMXVIII, Nº. 000120, 19/03/2018. Disponível em:< https://semanaacademica.org.br/artigo/uma-abordagem-sobre-tecnologia-4g-lte-e-sua-aplicacao-no-brasil>. Acessado em: 01/12/2018.
LIMA, Luciana dos Santos; SOARES, Luiz Fernando Gomes; ENDLER, Markus. WiMAX: Padrão IEEE 802.16 para Banda Larga Sem Fio. 2004. 58 f. Monografias (Ciência da Computação) - Departamento de Informática, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro, 2004.
MANGANELLI, Jean Marin. Tecnologias de redes sem fio para smart grids. 2014. 51 f. Monografias (Especialista em Teleinformática e Redes de Computadores) - Departamento Acadêmico de Eletrônica Especialização em Teleinformáticae Redesde Computadores, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
NAZARENO; Claudio et al. Tecnologias da informação e sociedade : o panorama brasileiro - Brasília :Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2006. 187p. -- (Série temas de interesse do legislativo; n. 9).
OROPEZA, A. J. C. Análise e Simulação do Sistema de Comunicações Wimax (IEE802.16 – 2004) COM ADS (Advanced Design System). São Paulo-SP, 2008. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, USP, 2008.
SOUZA, Adelmo Prado. de OLIVEIRA, Carlos R. de; CARVALHO, Gilton; SILVA, Solange da. A Expectativa sobre a tecnologia WIMAX no Mercado de Telecomunicações. Goiás: Universidade Católica de Goiás. Disponível em: <http://www.abee-go.com.br/artigos/wimax.pdf>. Acesso em: 01/abr/2008. 8 p.
[12] SOARES, Luiz Fernando Gomes, Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM, G. Lemos e S. Colcher, Editora Campus, 1995.